Coloca O Barco em Movimento e Lança a Rede!
A pesca Maravilha
Lucas 5:1-6
¹ E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré;
² E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.
³ E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.
⁴ E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
⁵ E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
⁶ E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.
Este texto da bíblia sagrada traz para nós um grande ensinamento. A narrativa deste momento, expressa a vocação dos primeiros discípulos e a pesca extraordinária feita sob a orientação de Jesus.
Jesus desce a Galiléia, ao lago de Genesaré. Jesus desce literalmente, porque até a localização daquele lugar geograficamente, ele declive. E Jesus era acompanhado de uma multidão que o apertava para ouvir a Sua Palavra.
Ele avista 2 barcos e observou os homens descem dos barcos e ali estavam lavando as suas redes. Aqueles homens tinham passado a noite tentando pescar, mas não tinham conseguido nada.
Jesus sabia exatamente com quem iria lidar e falar, se aproxima, entra em um dos barcos, e pedi a um daqueles homens chamado Simão Pedro, que o afaste da praia e começa a falar com a multidão.
IMPORTÂNCIA DA PESCARIA
Naquele tempo, o peixe que se pescava, tinha 2 finalidades: alimentar a família e para comércio. E Jesus é claro, sabia da frustação daqueles pescadores, pois naquele lugar só existia vazio em suas redes.
JESUS SE APROXIMA COM UM PROPÓSITO
Por isso, Jesus subiu no barco. Entenda que Jesus só sobe, quando alguém desce! Quer ver Jesus fazer? Desça!
Quer ver Jesus fazer? Desça na Sua Presença!
JESUS ENSINA DO BARCO
Jesus ensinava do barco aquela grande multidão. Jesus entra no barco VASIO, pedi que o afaste e ensina a multidão, sentado e descansado. Essa era a primeira missão. Jesus sempre está nos ensinando alguma coisa.
DE PESCA DESASTROSA A PESCA MILAGROSA
Quando Jesus termina de falar com a multidão e chama Simão Pedro, entra em seu barco e Ordena: Ide para as àguas! Coloca o barco em movimento e vamos nos dirigir as águas profundas.
Jesus não estava fazendo um pedido a Pedro. Ele deu uma ordem!
Entenda quando se faz um pedido, você tem a opção de escolher, mas quando é uma ordem, a opção é OBEDECER, você vai se quiser ou se não quiser.
Pedro preferiu OBEDECER.
É interessante entender que a ordem foi dada, quando Jesus terminou de falar com a multidão. Assim como Pedro, espera e obedeça a ordem de Jesus.
LANÇAI AS VOSSAS REDES!
A ordem foi dada! Jesus ordena que Pedro lançe as redes nas águas profundas e em um lado que Ele indicou. Porém, diante da frustação que Pedro tinha passado, ele responde ao Senhor:
"Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede"
Pedro obedece ao Mestre Jesus. A Sua Palavra fala mais forte ao coração de Pedro do que as frustrações vivenciadas naquele dia por ele. Nunca duvide, faça tudo sob a Palavra do Senhor e o milagre acontecerá.
Pedro fez exatamente como Jesus ordenou. Faça também sobre a ordem e o jeito de Jesus. Obediência produz milagres. Quando Simão obedece ao comando de Jesus ele abre a porta para o milagre. Quando obedecemos a Jesus tudo em nossa vida é transformada.
JESUS EM NOSSO BARCO NOS TORNA ABENÇOADOS PARA ABENÇOAR.
Quando Simão obedece, ele vê o milagre, seu barco enche e ele chama o outro barco para venha lhe ajudar. Jesus não deixa ninguém de fora, ele chama outro barco para o encher também.
"E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede".
A pesca foi tão grande que as redes não aguentaram de tanta fartura e peso. É assim que Jesus faz! A benção de Jesus em nossa vida, o seu favor em nós sempre será transbordante.
Um grupo de pescadores, frustrados, desiludidos e descrentes é encontrado por Jesus para por sua graça lhes restaurar a alegria, a esperança e a fé. Talvez o destino deles era chegar em casa e ter que explicar mais um dia de escarssez.
Jesus traz sentido a tudo na nossa vida, um barco de pesca sem peixes não tem razão de existir, mas transbordando de peixes lhe torna essencial.
O RASGÃO DA NOSSA REDE É JESUS QUE FAZ
Quando Jesus permite o rasgão da rede, é para sair o que não serve. Nesse processo também teve separação do que é bom e o que não serve para nós. Pedro olha para o lado, para quem estava no outro barco.
Aqueles homem foram testemunhas e participantes do milagre. Jesus não deixa ninguém de fora, Pedro chama outro barco para o encher também. Pedro compartilhou do seu Milagre, pois aqueles homens sofreram junto com ele naquela noite.
CONCLUSÃO:
Jesus sempre nos tratará segundo o seu amor e a sua graça. Simão, ao ver o milagre, se prostra e confessa ser pecador. Por seus pecados certamente ele não merecia nada, mas Cristo por sua graça o alcança para mudar a sua história.
Jesus por sua graça lhes restaura a alegria, a esperança e a fé. Eles abandonaram os barcos e as redes porque haviam descoberto uma razão maior para viver. Assim, Jesus te vê hoje. Ele quer entrar no barco da sua vida, quer mudar a sua história e lhe dar uma nova razão para viver.
ilustra a autoridade de Jesus sobre a natureza e o perdão sobre o pecado, mostrando que seguir a Cristo exige renúncia e entrega total, resultando em transformação pessoal e um propósito maior de ser "pescador de homens".
Comentários
Postar um comentário