Pular para o conteúdo principal

DESTAQUE DE HOJE

Esforça-te Que Eu Te Ajudo!

TSE libera candidatos com contas desaprovadas


Ministro Dias Toffoli em sessão do TSE.
Ministro Dias Toffoli

Reprovação de contas de campanha não impede candidaturas

Por maioria de votos, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a falta de aprovação de contas de campanha não impede a obtenção, pelos candidatos, da certidão de quitação eleitoral e do registro de candidatura nas Eleições 2012.

Ao apresentar seu voto-vista na sessão administrativa desta quinta-feira (28), o ministro Dias Toffoli desempatou o julgamento em favor do pedido de reconsideração apresentado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que solicitava que o TSE voltasse atrás em sua decisão, tomada no dia 1º de março, que passou a exigir dos candidatos a aprovação das contas eleitorais para a obtenção do registro. Toffoli solicitou vista do pedido na sessão do dia 26 de junho, quando o julgamento estava empatado em três votos a três.

Após mencionar a evolução do tema no TSE, o ministro Dias Toffoli votou com os ministros que acolheram o pedido do PT, que foi apoiado por outros 13 partidos. Segundo Toffoli, a legislação eleitoral em vigor não exige a aprovação das contas eleitorais para que os candidatos às eleições municipais deste ano obtenham o registro de candidatura.

“A jurisprudência é no sentido de que a apresentação das contas de forma regular não constitui óbice à obtenção da certidão de quitação eleitoral, conforme o disposto no parágrafo 7º do artigo 11 da Lei das Eleições (Lei 9.504/97), inserido pela Lei 12.034”, disse o ministro.

De acordo com ele, a legislação eleitoral estabelece que a certidão de quitação eleitoral abrangerá exclusivamente a apresentação de contas de campanha. “O legislador pretendeu disciplinar a matéria de forma clara, estabelecendo um critério legal que até então era disciplinado apenas por meio de instruções desta Corte. Não vejo como suplantar o texto da lei, para estabelecer requisito não inserido no dispositivo legal”, afirmou.

O ministro disse que as irregularidades na prestação de contas de candidatos, que acarretarem sua desaprovação, poderão fundamentar a representação prevista no artigo 30-A, que trata de arrecadação e gastos ilícitos de campanha, da Lei das Eleições, o que pode causar a perda do diploma do candidato eleito e a sua inelegibilidade. “Aí sim há inelegibilidade decorrente das contas, mas após a ação”, destacou Toffoli.

“Creio, portanto, que o requisito para a obtenção da certidão eleitoral no que se refere à prestação de contas de campanha deve ser o da apresentação das contas”, disse o ministro.

No entanto, o ministro Dias Toffoli ressalvou que as contas apresentadas desacompanhadas de documentos que possibilitem a análise dos recursos arrecadados, ou seja, “aquelas que forem apresentadas de maneira fajuta”, devem ser consideradas não prestadas, originando, assim, a falta de quitação eleitoral.
Votaram a favor do pedido de reconsideração do PT os ministros Dias Toffoli, Gilson Dipp, Arnaldo Versiani e Henrique Neves. E pela obrigatoriedade da aprovação das contas eleitorais para a obtenção do registro de candidatura, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, e os ministros Marco Aurélio e Nancy Andrighi.

Na sessão administrativa desta quinta-feira, faltava apenas o voto do ministro Dias Toffoli para o término do julgamento do pedido.

Reconsideração
O pedido de reconsideração foi apresentado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e endossado por outras 13 legendas (PMDB, PSDB, DEM, PTB, PR, PSB, PP, PSD, PRTB, PV, PCdoB, PRP e PPS). No documento encaminhado ao TSE, todos alegaram que o entendimento adotado para as eleições deste ano, conforme a Resolução 23.376 do TSE, afronta a legislação eleitoral e a própria Constituição Federal.
As legendas afirmaram que a Minirreforma Eleitoral (Lei nº 12.034/2009) deixou claro que a abrangência da quitação eleitoral inclui apenas a apresentação das contas pelo candidato, afastando a exigência do julgamento do mérito. Para os partidos, eventuais irregularidades poderão ou não resultar em penalidades de restrição ou cassação de direitos desde que o processo judicial seja instaurado com as devidas garantias constitucionais asseguradas ao acusado.
Assim, no entendimento das agremiações, o TSE teria criado uma “sanção de inelegibilidade não prevista em lei”, contrariando a legislação eleitoral e os princípios constitucionais da segurança jurídica e da anterioridade da lei eleitoral.

EM/LF
Fonte: Tribuna Superior Eleitoral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALARGA O LUGAR DA TUA TENDA!

ALARGA O LUGAR DA TUA TENDA! "Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua descendência possuirá os gentios e fará que sejam habitadas as cidades assoladas." Isaías 54:2,3 RECEBA ESTA PALAVRA DE DEUS! É isso que Deus quer de nós nesses últimos dias: Estender a nossa tenda cada vez mais!  Nesse tempo de tantas incertezas e tribulações, precisamos avançar, precisamos como servos do Senhor e igreja de Deus, expandir o nosso raio de ação para que possamos crescer em todas as áreas da vida.  Deus deseja que eu e você cresçamos cada vez mais, seja no campo profissional ou pessoal, na vida material ou física e, principalmente, no campo espiritual.  Ampliar o lugar da nossa tenda não é uma opção ou uma alternativa que Deus coloca diante de seus filhos. É uma ordem divina do Senhor para você CRESCER. Mas, para cre...

CGU Aponta Omissão do Governo Fátima em relação as políticas de Saúde, Educação e Controle Social no acompanhamento do programa Bolsa Família no RN.

  Avaliação do órgão federal revela que Governo Fátima falhou em articular as políticas do Bolsa Família, contribuindo a manutenção da pobreza e ser mera folha de pagamento. A Controladoria-Geral da União (CGU) apontou que o Governo Fátima tem executado de forma deficiente as responsabilidades que lhe cabem no acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família. As falhas atingem diretamente as áreas de  saúde ,  educação  e  assistência social , comprometendo a efetividade do programa como  política  de combate à pobreza. A auditoria avaliou a atuação das secretarias estaduais e dos conselhos de controle social durante o exercício de 2023. O foco do trabalho foi verificar se as ações do governo estadual estavam alinhadas às diretrizes federais, especialmente na articulação entre setores, acompanhamento das famílias e uso dos recursos destinados ao aprimoramento da gestão. A avaliação engloba o período do ano de 2023. Para entender como se d...

RECEITA DELICIOSA PARA FAZER NA AIR FRYER

    A air fryer é uma ótima fr itadeira elétrica para quem não quer perder tempo . Ela também é uma opção saudável e econômica na hora de fazer suas receitas. Vantagens da air fryer Saudável :  Reduz o consumo de gordura e calorias, e ajuda a equilibrar a alimentação   Segura :  Evita queimaduras e respingos de óleo quente   Econômica :  Economiza dinheiro e energia elétrica   Rápida :  Pré-aquece rapidamente e cozinha os alimentos mais rápido do que um forno convencional   Fácil de usar :  A maioria dos modelos têm controles simples para ajustar a temperatura e tempo de preparo   Fácil de limpar :  A maioria das peças removíveis pode ser lavada na máquina de lavar louça . Com isso, vamos trazer para você uma receita deliciosa para fazer na air fryer. FRANGO EMPANADO NA AIR FRYER: INGREDIENTES: 1 kg de filé de frango sal a gosto 2 colhe res de sopa de óleo Açafrão a gosto 4 ovos alho em pasta e pimenta-do-reino a gosto far...