O Adeus ao papa Francisco. Saiba como será os detalhes do Funeral escolhidos por ele.
O papa Franscisco eliminou exigência de três caixões e não será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, contrariando a tradição.
Vaticano seguirá uma série de rituais que vão desde a forma como o corpo do papa ficará exposto até a mudança no governo da igreja. Eleição para novo pontífice deve começar em até 20 dias.
Missa e sepultamento
A Assembleia de Cardeais decidirá a data e a hora em que o corpo do papa será levado para a missa exequial na Basílica de São Pedro, em uma procissão liderada pelo Camerlengo e na qual o corpo do papa no caixão começará a ser visto:
Como será o Rito:
- o corpo será exposto ao público somente no caixão e não mais num pedestal elevado, como foi feito com os antecessores João Paulo II e Bento XVI;
- a cerimônia, como de praxe, terá a presença de chefes de Estado e de governo;
- ao fim da missa e da exibição do corpo, haverá o sepultamento;
- o rosto do papa será coberto por um véu de seda branco e será enterrado com uma bolsa contendo moedas cunhadas durante seu papado e uma vasilha com um “rogito”, ou escritura, listando brevemente detalhes de sua vida e papado. O rogito é lido em voz alta antes de o caixão ser fechado;
- nos noves dias posteriores à missa exequial, haverá missas em sufrágio ao Papa, as chamadas novendiais.
Outra alteração proposta por Francisco, que parte também de uma vontade pessoal, é a flexibilidade do local do sepultamento. Contrariando uma tradição que vem desde 1903, ele será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore e não na Basílica de São Pedro.
Antes de Francisco se tornar Papa, ele rezava em frente à “Salus Populi Romani”, ícone (pintura em madeira) que retrata a Virgem Maria com o menino Jesus.
A predileção continuou até os seus últimos dias como Papa: era onde rezava antes e depois das viagens.
Em entrevista no ano passado, o papa Francisco afirmou: "É minha maior devoção. O local já está preparado".
Nas próximas horas desta segunda-feira já se iniciarão as Cerimônias, veja a seguir pelo horário de Brasília:
- 14h: missa de sufrágio do papa Francisco. Cerimônia ocorrerá na Basílica de São João de Latrão, em Roma, e será realizada pelo cardeal Baldo Reina.
- 15h: ritos de constatação da morte e deposição do corpo de Francisco no caixão. A cerimônia ocorrerá na capela privada do papa, na Capela de Santa Marta, e será presidida pelo camerlengo Farrell.
Comentários
Postar um comentário